Mensagem de final de ano do Comitê Pró-Equidade

Saiba mais sobre os nossos heróis

 

- Tia Ciata

Tia Ciata (Hilária Batista de Almeida) foi uma mãe de santo e cozinheira de mão cheia que teve grande influência no surgimento do samba carioca. Nascida em Santo Amaro, na Bahia, ela foi para o Rio de Janeiro aos 22 anos e passou a receber, em sua casa, grandes sambistas da época para reuniões e festas dançantes, quando o samba e o candomblé ainda eram proibidos por lei. Sua residência, na rua da Alfândega, era uma espécie de “consulado baiano” no Rio.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tia_Ciata

https://www.geledes.org.br/tia-ciata/

 

 

 

- João Cândido

Também conhecido como Almirante Negro, João Cândido Felisberto foi um marinheiro brasileiro e o principal líder da Revolta da Chibata. O movimento pretendia acabar com os castigos físicos aplicados por oficias da Marinha contra os marinheiros, que eram, em sua maioria, negros. A rebelião terminou com um acordo, que não foi cumprido pelo Governo. Mais tarde, João Cândido foi expulso e banido da Marinha.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_C%C3%A2ndido

 

  

 

- Edison Carneiro

Edison de Souza Carneiro foi um antropólogo, escritor, folclorista, jornalista e professor nascido em Salvador. Se destacou como pesquisador da cultura popular e de temas afro-brasileiros, se tornando um dos maiores especialistas do país no estudo dos cultos de origem africana e do processo de aculturação dos africanos no Brasil. Escreveu, entre outras obras, O Quilombo dos Palmares (1947) e a Antologia do Negro Brasileiro (1950).

 

http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/edison

 

 

- Manuel Querino

Manuel Raimundo Querino foi um intelectual, pintor, escritor e político abolicionista nascido em Salvador. Foi aluno fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e se formou em Desenho na Escola de Belas Artes. Manuel Querino foi pioneiro na valorização da cultura africana na Bahia, lutando contra o pensamento da época de que a cultura branca era superior. Atuou na política, como abolicionista e depois fundando o Partido Operário e a Liga Operária Baiana, inspirando Jorge Amado na criação do personagem Pedro Archanjo, figura central do romance Tenda dos Milagres. Combateu o “branqueamento”, defendendo o papel do negro como civilizador do Brasil.   

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Querino

 

 

- Luísa Mahin

Luísa Mahin foi uma figura mítica, ex-escrava e quituteira que aproveitou o seu ofício para se tornar uma personagem importante na Revolta dos Malês. Como circulava pelas ruas de Salvador, vendendo seus produtos, Luísa Mahin, que também sabia ler e escrever, ajudou a articular a união de grupos revolucionários negros que se rebelaram contra a sociedade escravista. É mãe de Luiz Gama e símbolo da resistência negra. 

 

https://mercadopopular.org/Mahin/sabe-quem-foi-luisa-mahin/

 

 

 

- Dandara dos Palmares

Dandara dos Palmares teve um papel importante no Quilombo liderado por Zumbi, seu companheiro, com quem teve três filhos. Ela colaborava com a produção agrícola em Palmares, era caçadora e também uma guerreira que sabia capoeira e participava da elaboração das estratégias de resistência do Quilombo contra os ataques portugueses. Ao ser presa, Dandara cometeu suicídio para não voltar a ser escrava.  

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-dandara-dos-palmares-o-maior-ato-de-resistencia-contra-o-regime-escravocrata.phtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dandara

 

 

- Zumbi

Zumbi foi o mais importante líder do Quilombo dos Palmares. Grande guerreiro e conhecedor de estratégias militares, lutou pelo fim da escravidão colonial e pela liberdade de culto e religião para os negros ao lado de sua companheira, Dandara. Firme e corajoso, enfrentou os portugueses em batalhas históricas e se tornou o maior símbolo da luta pela liberdade dos negros no Brasil. A data de sua morte, 20 de novembro, virou o Dia da Consciência Negra.

 

https://www.todamateria.com.br/zumbi-dos-palmares/

 

 

 

- Mãe Menininha do Gantois

Escolástica Maria da Conceição Nazaré, mais conhecida como Mãe Menininha do Gantois, foi uma das maiores líderes religiosas do Brasil. Filha de Oxum, nascida em Salvador, Mãe Menininha comandou um dos terreiros mais tradicionais da Bahia, sempre enfrentando os preconceitos e perseguições com sabedoria. Ganhou o reconhecimento de intelectuais, políticos e artistas e ajudou a combater a intolerância contra as religiões de matriz africana no país. 

 

https://educacao.uol.com.br/biografias/mae-menininha-do-gantois.htm

 

 

- Mãe Stella de Oxóssi

Maria Stella de Azevedo Santos nasceu em Salvador e foi também na capital baiana que se tornou Mão Stela de Oxóssi, uma das mais respeitadas e influentes Iyalorixás do Brasil. Engajada na luta pela defesa e afirmação do povo negro no país, Mãe Stella liderou o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá sempre com muito carisma e sabedoria. Escritora, publicou diversas obras e ganhou prêmios e honrarias pelo engajamento na luta pela afirmação e defesa da cultura do povo negro no Brasil.  Em 2013, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira que já pertenceu a Castro Alves.

 

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/299-mae-stella-de-oxossi

 

 

 

- Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, foi um dos heróis negros da Bahia. Ele criou a Luta Regional Baiana, depois conhecida como Capoeira Regional, uma arte genuinamente brasileira que nasceu a partir da capoeira tradicional trazida da África pelos escravos. Além de exímio lutador, Mestre Bimba também era um grande educador e estabeleceu regras para os seus discípulos: não beber, não fumar e ter boas notas na escola. Assim, ajudou a tirar a Capoeira da marginalidade.

 

http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/mestrebimba

 

 

- Luiz Gama

Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi um abolicionista, advogado e escritor nascido em Salvador. Mesmo sendo filho de Luísa Mahin, uma escravizada liberta, Luiz foi feito escravo, conseguindo a alforria apenas aos 17 anos. Autodidata, publicou um livro, escreveu para diversos jornais e, com seu brilhante trabalho na advocacia, libertou centenas de negros da escravidão. Por isso, ficou conhecido como “O Libertador de Escravos”, “Apóstolo Negro da Abolição” e o “Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil”.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Gama

 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-54959907

 

 

 

- Maria Felipa

Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira que nasceu na Ilha de Itaparica e entrou para a história por sua participação na luta pela independência da Bahia. Maria Felipa participou da guerra como enfermeira e informante, mas ganhou destaque quando liderou um grupo de mulheres que atearam fogo em embarcações portuguesas ancoradas perto da ilha para invadir Salvador. Ficou marcada por sua coragem, inteligência e solidariedade.   

 

https://revistaraca.com.br/a-historia-de-maria-felipa/

 

 

- Milton Santos

Milton Santos nasceu em Brotas de Macaúbas, na Bahia, e, com suas ideias, ganhou o mundo. Ele é considerado o maior pensador da história da Geografia do Brasil e um dos mais importantes também no cenário internacional. Professor e escritor, conquistou diversos prêmios por seu trabalho, entre eles o Vautrin Lud, o Nobel de Geografia. Ao longo de sua brilhante carreira, estudou principalmente o tema da globalização, fazendo duras críticas ao modelo adotado e propondo alternativas. Também foi um crítico do capitalismo e defendia que o caráter social do espaço deveria ser o principal enfoque dos geógrafos. 

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/milton-santos.htm