Mostrando itens por marcador: Patrocínio

Com patrocínio da Bahiagás, projeto requalifica entidades beneficentes de Camaçari e Dias D’ávila stars

O projeto Polo da Gente entregou, na manhã de terça-feira (26), a requalificação de seis entidades beneficentes de Camaçari e Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador. A ação, que conta com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás, é promovida pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e beneficia mais de 4 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias. 

Em Camaçari, foram contempladas com a requalificação as sedes da União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), Escola Comunitária Recanto das Árvores, Grupo de Acolhimento Fraterno Júnior Ferreira e Escola Creche Nossa Senhora do Amparo. Já em Dias d’Ávila, o projeto promoveu melhorias na Unidade de Acolhimento Kadosh e no Conselho Comunitário de Segurança Pública. 

O Polo da Gente realizou as obras entre os meses de outubro e novembro, e, além de melhorias estruturais nas entidades, também adquiriu e forneceu novos materiais essenciais para o melhor funcionamento das instituições e maior aproveitamento pela comunidade.  

“É motivo de orgulho para a Bahiagás patrocinar essa ação, que fortalece e promove o desenvolvimento sustentável da comunidade, por meio de ações que possibilitem a geração de renda e outros impactos positivos e duradouros”, afirma a coordenadora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Bahiagás, Kaliana Magalhães. “O projeto busca promover intervenções socioambientais trabalhando conceitos de sustentabilidade condizente com as abordagens de ESG da Companhia e das empresas do Polo Industrial de Camaçari”. 

Já a coordenadora de Comunicação Institucional da Companhia, Nívia Cohen, destaca que o Polo da Gente é um projeto de cunho social muito importante para fortalecer as ações de responsabilidade social da Companhia. “O evento de encerramento mostrou as entregas das melhorias que fazem a diferença na vida das comunidades beneficiadas pelas entidades de Camaçari e Dias Ávila, área de atuação da Bahiagás”, disse. 

Para o presidente da UOSCC, Antônio Costa, a requalificação promovida pelo Polo da Gente foi de grande relevância. “Com a intervenção e com os materiais adquiridos, há uma melhoria na qualidade do nosso atendimento ao público, que impacta inclusive na questão da geração de renda. A UOSCC, por exemplo, possui um convênio com o Estado para fornecimento de quentinhas a comunidades carentes de Camaçari. Para isso, nós empregamos oito pessoas que produzem as refeições em nossa cozinha. Por falta de equipamentos, não estávamos conseguindo atender à demanda, mas com a intervenção do Polo da Gente, foi possível manter o trabalho”, comemorou.

 

Foto: Divulgação

Bahiagás participa da 4ª edição do Fórum Internacional de Hidrogênio, em Salvador

A 4ª edição do Fórum e Feira Internacional de Hidrogênio, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Eventos do SENAI Cimatec, em Salvador, consolidou a Bahia como líder nacional na promoção do hidrogênio verde, um pilar da economia de baixo carbono. O evento, com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás, reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater o papel do hidrogênio verde na construção de um futuro sustentável. 

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Companhia, Luiz Gavazza, destacou a importância de o estado receber o evento. “Hoje é um dia histórico, nos consolidando como um grande polo de produção e movimentação de energia”, disse. “O Hidrogênio Verde é o futuro, e a redução do carbono é uma temática cara ao governo do Estado. Por conta disso, a Bahia produziu, nos últimos anos, mapas que detectam o potencial de produção das energias renováveis”, acrescentou. 

Segundo Gavazza, o governo do Estado entrou de cabeça no processo de transição energética e descarbonização. “Investimos na substituição do uso do diesel pelo gás natural, o que reduz em até 38 vezes o índice de emissão de carbono, além de zerar a emissão de partículas que podem causar infecções respiratórias.” 

Já diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), Fernanda Delgado, reforçou a importância de colocar o Brasil na liderança da discussão sobre o Hidrogênio Verde como um player internacional . “Estamos aqui para colocar o país na pauta descarbonizadora. Temos energia renovável, disposição de terras, disponibilidade de água e uma geopolítica favorável, necessárias para uma matriz industrial voltada para a energia renovável”, declarou. 

O secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, enfatizou que o estado possui enorme potencial para a geração de energia limpa, sobretudo com o hidrogênio verde, e reforçou o compromisso de garantir um meio ambiente equilibrado para as futuras gerações, conforme preconiza o artigo 225 da Constituição Federal. 

O secretário também ressaltou que o hidrogênio verde representa uma oportunidade estratégica para o estado consolidar sua liderança na transição energética, contribuindo para o avanço econômico e ambiental de forma integrada. Além disso, destacou que o Governo da Bahia tem adotado iniciativas inovadoras para atrair investimentos, fomentar o desenvolvimento de tecnologias limpas e capacitar a população local. “Estamos criando as condições necessárias para que a Bahia se torne um modelo de desenvolvimento sustentável, onde economia, meio ambiente e justiça social caminhem juntos”, disse.  

O vice-governador Geraldo Junior, representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a liderança do estado nas políticas sustentáveis. Ele enfatizou o pacto federativo como ferramenta para fortalecer a colaboração entre os estados e promover o desenvolvimento integrado. “Na Bahia, usamos um mapa estratégico e demográfico para garantir que nossas ações sejam eficazes e sustentáveis”, afirmou. Além disso, destacou os investimentos em infraestrutura e inovação, alinhados ao programa Bahia + Verde, que visa a descarbonização industrial e a geração de empregos. 

 Debates 

Durante o evento, Gavazza participou da mesa “Desafios e oportunidades da cadeia de suprimentos”, em que enfatizou a necessidade de descarbonização de setores complexos da sociedade, como transporte e indústria. “E essa transição pode, e deve, ser feita com o uso do gás natural”, disse. “A Bahia tem espaço para todas as energias renováveis, seja solar, eólica, hidrogênio verde, biometano, e também para o gás natural”.  

O diretor-presidente apresentou dados sobre o gás natural distribuído pela Companhia para os participantes. “Apostamos na diversificação dos nossos supridores, em prol da modicidade tarifária. Hoje, 66% do gás natural adquirido pela Bahiagás é oriundo do onshore nordestino, e cerca de 41% do onshore baiano”, explicou. “E o governo da Bahia entende que é necessário liderarmos essa transição energética, fomentando e impulsionando todo o mercado, para que o gás se popularize e chegue competitivo ao mercado consumidor”. 

Bahiagás participa do 16º Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste

A Bahia recebeu, entre os dias 7 e 10/11, o 16º Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste, também conhecido como Encontro da Revenda do Brasil. O evento, com patrocínio da Bahiagás, aconteceu pela quarta vez no estado, no Costa do Sauípe Eco Resort, em Mata de São João, reunindo cerca de 1.000 participantes de todo o país. 

“Para a Bahiagás, é motivo de orgulho participar desse evento, que reúne alguns dos principais players do setor”, afirmou a diretora Técnica e Comercial, Larisse Stelitano

Segundo Larisse, o Brasil possui mais de 40 mil empresas de postos revendedores, sendo cerca de 12.200 na região Nordeste. Destas, quase 3 mil estão na Bahia. “O Encontro da Revenda é uma oportunidade para networking, inovação e fortalecimento do setor de combustíveis no Brasil”, completou. 

No dia 08/11, o evento contou com o governador Jerônimo Rodrigues, que apresentou o painel “Descaminhos do mercado de combustíveis”. Na ocasião, o chefe do Executivo baiano enfatizou a relevância de eventos como este para o fortalecimento do setor no estado. “É um segmento que gera emprego e impostos, que faz e garante a movimentação econômica. Eu não vejo qualquer tipo de risco de dizer que esse é um dos segmentos mais importantes da nossa economia atualmente”, afirmou o governador, ao considerar o setor como fundamental. 

Com patrocínio da Bahiagás, Belô Veloso se apresenta na Casa Rosa

Na próxima sexta, dia 11/10, às 20h, a artista Belô Veloso se apresenta no Teatro Cambará, na Casa Rosa, com o show musical Odara, com o patrocínio da Bahiagás. O trabalho musical da cantora é embasado na mistura da MPB e raízes nordestinas com o pop.

Em 22 anos de trajetória, o conjunto da obra de Belô já vendeu mais de 300 mil cópias, incluindo os álbuns digitais no Brasil no exterior. Em sua apresentação, a artista fará uma grande homenagem a seu tio, Caetano Veloso, fazendo a releitura de algumas de suas músicas com a modernidade da nova MPB, trazendo referências de ritmos como o hip hop, arrocha, reggae roots e afrobeat.

Com patrocínio da Bahiagás, 165º Seminário Técnico debate atualizações normativas para o setor de gás

A Bahiagás é uma das patrocinadoras do 165º Seminário Técnico promovido pelo Comitê Brasileiro de Gases Combustíveis (CB-009) da ABNT, evento que acontece no dia 19/09, na Escola Politécnica da UFBA. A iniciativa tem como objetivo central compartilhar informações, esclarecer dúvidas e coletar subsídios para futuras atualizações dos textos normativos que regem o setor de gases combustíveis no Brasil.

“O evento vai reunir projetistas, construtores, instaladores, fornecedores de equipamentos a gás, membros de corpos de bombeiros, administradores de condomínios e agentes de regulação e fiscalização, com uma programação voltada para o debate técnico”, explica o coordenador da Gerência Comercial Varejo da Bahiagás, Fábio Fraguas, que destaca que o seminário é voltado para um público especializado, e envolve categorias profissionais que atuam diretamente com a instalação, distribuição e regulamentação de gases combustíveis.

Segundo o coordenador, a Bahiagás estará presente no evento com um estande modulado, que conta com um painel com instalações simulando uma rede interna de gás natural no segmento residencial. “O evento também contará com palestras sobre temas fundamentais, como introdução aos gases combustíveis e apresentação de normas técnicas essenciais para o setor, como as NBR 15526 e a NBR 15358, que normatizam as instalações das redes de distribuição de gás em empreendimentos residenciais e não residenciais, e a NBR 13103, que define os requisitos para a instalação de aparelhos a gás em ambientes diversos”, disse. “Outra discussão será sobre a NBR 13523, que trata das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), completou.

Serviço

165º Seminário Técnico em Salvador - CB-009 - ABNT
Data: 19/09/2024
Local: Escola Politécnica da UFBA, R. Prof. Aristídes Novis, 2 - Federação

Programação
• Introdução aos Gases Combustíveis
• NBR 13523 – Central de Gás Liquefeito de Petróleo
• Aquecedores de Água a Gás
• NBR 13103 - Instalação de Aparelhos a Gás - Requisitos dos Ambientes
• NBR 15526 – Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais
• NBR 15358 - Rede de Distribuição Interna para Gás Combustível em Instalações de Uso não Residencial de até 400 kPa

Com isso, o 165º Seminário Técnico não apenas promove a atualização de profissionais do setor, mas também contribui para o aperfeiçoamento das normas que garantem a segurança e eficiência na distribuição e uso de gases combustíveis no país. Para mais informações e inscrições, acesse: https://gasescombustiveis.com.br/seminario/165/

Bahiagás participa da Semana do Economista do Corecon-BA

A Bahiagás foi destaque durante a Semana do Economista 2024, evento realizado pelo o Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), em parceria com o Sebrae-Bahia. Patrocinado pela Companhia, o evento, que aconteceu nos dias 22 e 23/08, no Costa Azul, promoveu um debate sobre a realidade socioeconômica da Bahia, focando na interiorização do desenvolvimento sustentável do estado.

Na abertura do evento, Isabel Ribeiro, presidente do Corecon-BA, destacou que o evento faz parte do calendário anual do Conselho, para celebrar o Dia do Economista, comemorado dia 13/08. “A programação foi construída de forma conjunta com as Secretarias Estaduais e diversas instituições, com o intuito de promover debates reflexivos e propositivos que fortaleçam a economia e os economistas da Bahia”, disse.

O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, também participou da abertura, enfatizando a importância do evento, que este ano voltou a ser realizado de forma presencial. “A Bahia é um polo de produção e movimentação de energia, um insumo imprescindível para o desenvolvimento. O Governo do Estado e a Bahiagás, empresa de economia mista, que completa 30 anos em 2024, têm desempenhado um papel fundamental nesse cenário", pontuou.

Em sua fala, Gavazza reforçou a importância do gás natural como energético da transição, substituindo combustíveis fósseis mais poluentes. “Ele é 38 vezes menos poluente que o diesel, e seu uso praticamente zera os particulados, que são os contaminantes que estão na atmosfera que nós respiramos”, ressaltou. “Portanto, é fundamental para a Companhia apoiar um evento dessa grandeza, que discute o desenvolvimento sustentável da Bahia”, completou.

A abertura do evento também foi marcada por homenagens, incluindo a entrega da comenda Rômulo Almeida às economistas Ana Georgina e Celeste Philigret, reconhecidas pelo plenário da autarquia por suas contribuições. Além disso, foram premiados os vencedores do Prêmio de Monografias Jairo Simões: Brenda Sirqueira Amarante dos Santos, William Santos de Jesus, e Larissa Santana Menezes, todos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA.

No segundo dia, a Bahiagás voltou a ser protagonista, com Luiz Gavazza participando do seminário "Perspectivas e Possibilidades de Interiorização da Indústria Baiana em um Processo de Transição Energética". Ele destacou os excelentes resultados alcançados pela Companhia e enfatizou que a Bahia se consolidou como o terceiro maior mercado de gás natural do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, mercados já tradicionais.

"O gás natural ocupa uma posição de destaque na matriz energética baiana. Enquanto a média nacional de consumo final de energia referente ao gás natural é de 7,4%, esse índice chega a 10%, na Bahia. No consumo industrial, a média nacional é de 11,3%, enquanto na Bahia, esse número atinge 31,2%. Somos três vezes mais ativos no consumo de gás natural do que os demais estados brasileiros", concluiu Gavazza.

Com o patrocínio da Bahiagás, XVI Festival da Cultura Japonesa acontece em Salvador

Salvador receberá entre os dias 30/08 e 01/09, o XVI Festival da Cultura Japonesa de Salvador 2024, Bon Odori. O evento, que conta com o patrocínio da Bahiagás, acontece no Parque de Exposições de Salvador (Avenida Paralela), com o tema Lendas Japonesas, comemorando os 30 anos de realização do evento, na cidade soteropolitana.

O Festival deve receber cerca de 80 mil visitantes ao longo dos três dias de atividades, com uma programação diversificada e atrações para todas as idades. O público poderá desfrutar de oficinas culturais, concursos, jogos, manifestações culturais da cultura japonesa, culinária, artes marciais e workshops, garantindo entretenimento para todos.

Confira a programação no link:

https://bonodorisalvador.com.br/programacao-geral/

Participe!

Um encontro de cultura e história na Chapada Diamantina, com o patrocínio da Bahiagás

Nos dias 23 e 24/08, no coração da Chapada Diamantina, a pequena Vila de Igatu foi marcada por um evento que reuniu música, arte e tradição em um cenário que respira história. A 14ª edição do Festival de Igatu, um dos eventos culturais mais aguardados do interior da Bahia, trouxe um misto de nostalgia e inovação, celebrando a cultura local e atraindo visitantes de todos os cantos do país.

O Festival de Igatu 2024, evento patrocinado pela Bahiagás, trouxe o tema “É tempo de fazer amigos”, refletindo a essência acolhedora da comunidade. Gratuito e ao ar livre, o festival ofereceu ao público uma programação musical diversificada, com grandes nomes da música brasileira. Artistas como Vanessa da Mata, RocK Beats, Alexandre Leão e Adelmo Casé subiram ao palco, trazendo um repertório que conduziu os presentes para uma outra época, quando o brilho das pedras preciosas guiava a vida na região. “"O Festival de Igatu é um evento que ganhou meu coração há alguns anos, a vila é um encanto, que respira arte, onde o tempo parece que passa mais devagar, suas águas e povo são fontes de boas energias", disse Renata Santana (GEOPE), presente no evento.

Desde a sua primeira edição, o evento vem se consolidando como um palco para artistas consagrados e uma oportunidade para que o público se reconecte com suas raízes culturais. Ao longo dos anos, o festival já recebeu nomes de peso como Maria Gadú, Zeca Baleiro, Marina Lima, Margareth Menezes, Luiz Caldas e muitos outros.

Igatu - Conhecida como a "Machu Picchu da Bahia", Igatu é uma vila que desafia o esquecimento. Com apenas 380 habitantes, suas ruínas de pedras, herança dos tempos áureos do garimpo, contrastam com a exuberância da natureza ao redor, compondo um verdadeiro museu a céu aberto. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2000, a vila preserva uma arquitetura única, símbolo de resistência e memória.

Corecon-BA promove Semana do Economista, com participação e patrocínio da Bahiagás

Nos dias 22 e 23/08, o Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), em parceria com o Sebrae-Bahia, realiza a Semana do Economista 2024, com o tema Bahia 2050: Perspectivas portadoras de futuro para a economia e economistas baianos. O evento, que conta com o patrocínio da Bahiagás, será realizado no Auditório Sebrae Bahia, no bairro do Costa Azul, em Salvador.

A programação da Semana do Economista 2024 busca promover um debate sobre a realidade socioeconômica da Bahia, focando na interiorização do desenvolvimento sustentável do estado. O evento se destaca pela Mesa Redonda "Perspectivas e Possibilidades de Interiorização da Indústria Baiana em um processo de transição energética", que contará com a participação do diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.

Além das discussões temáticas, a Semana do Economista também oferecerá atividades voltadas à qualificação profissional, incluindo minicursos e oficinas sobre Mercado de Capitais e Perícia Econômico-Financeira. O evento ainda contempla palestras com especialistas, premiações e homenagens a profissionais de destaque no setor econômico.

Os interessados em participar podem acessar o link https://doity.com.br/semana-do-economista-2024 para mais informações e inscrição.

 

Com o patrocínio da Bahiagás, Koanza inicia nova temporada

O espetáculo Koanza: do Senegal ao Curuzu, escrito e encenado pelo ator e humorista baiano Sulivã Bispo, será exibido no Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/ n – Barroquinha) nos dias 09, 10, 11, 15 e 16/08, com participações especiais dos Blocos Afros Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Malê de Balê.

A peça, que conta com patrocínio da Bahiagás, faz parte da programação do “Agosto da Igualdade”, uma série de ações que buscam ampliar o conhecimento sobre a história de luta do povo negro, fortalecer o letramento racial, impulsionar o afro empreendedorismo, além de combater o racismo e a intolerância religiosa.

Assinar este feed RSS