Bahiagás participa do I Fórum Nacional dos Povos Originários stars
Com a proposta de promover discussões e trocas de conhecimento sobre a preservação dos povos indígenas, no dia 27 de dezembro, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, aconteceu o I Fórum Nacional do Povos Originários. O evento foi realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (Band Bahia) e contou com o patrocínio da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás.
O encontro proporcionou um dia inteiro de programação com a participação de autoridades, especialistas no tema e membros de comunidades indígenas. Representando a Bahiagás, marcou presença na Mesa de Abertura o diretor-presidente da Companhia, Luiz Gavazza.
“Nós da Bahiagás nos sentimos na obrigação de apoiar um evento como esse. Isso é um retorno que a Companhia, que é dirigida pelo Estado, dá à sociedade baiana, proporcionando a discussão em torno de uma temática tão relevante”, destacou o gestor.
Também presente na Mesa de Abertura, a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas do Estado da Bahia, Patrícia Pataxó, ressaltou a importância do evento. “Esse fórum traz uma pauta muito relevante. É uma oportunidade de discutirmos de forma mais aberta sobre os direitos dos povos indígenas e, inclusive, sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, é uma oportunidade para a sociedade baiana nos conhecer melhor”, disse a gestora, que tem origem no povo Pataxó Hãhãhãe.
Já o diretor regional da Band destacou o compromisso assumido pelo grupo. “Os povos originários estão aqui há mais de 500 anos. Eles merecem o nosso respeito e compromisso. Por isso, a ideia é que esse evento não termine aqui. Estamos produzindo matérias locais e nacionais, além de um programa especial sobre o tema. O objetivo é dar luz às demandas da população indígena”, declarou.
Participaram ainda da Mesa de Abertura o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), André Ferraro; o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal; e o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Pedro Neto.
Boas Práticas
A Bahiagás, por meio do coordenador do seu Comitê ESG, Manoel Jesus, também participou da Mesa “Boas práticas entre empresas e meio ambiente”. Ele apresentou ações realizadas pela Companhia nas comunidades, destacando o trabalho da Coordenação Socioambiental e a importância da interiorização para o desenvolvimento econômico e social do Estado da Bahia.
“Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável e em ampliar nosso diálogo com os diversos segmentos da sociedade, incluindo os povos originários, que são protagonistas na construção de um futuro mais equilibrado e justo”, enfatizou Manoel.
Além da Bahiagás, participaram da Mesa representantes da Vale, da Veracel, do BNB e da Etno Consultoria.