Plano de Expansão

Para expandir a sua atuação no estado, a Bahiagás traçou, a partir do ano de 2007, metas arrojadas de interiorização e descentralização dos seus investimentos focadas, inicialmente, no desenvolvimento das regiões Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia. Seguindo a trilha de importantes obras na região, a exemplo do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), a Companhia implantou, em 2010, a sua primeira Estação de Distribuição no Sul da Bahia, na cidade de Itabuna, e seguiu com a construção da rede interna de abastecimento do município.

Em 2013, foi inaugurada a primeira sede operacional da Bahiagás na região, consolidando o processo de descentralização da sua atuação. Três anos depois, entraria em operação o Duto de Distribuição Itabuna-Ilhéus, maior intervenção com participação do Governo do Estado na Região Sul e a maior obra executada, até então, pela Companhia. No Extremo-Sul, importantes indústrias do setor de papel e celulose, a exemplo da Suzano e da Veracel, passaram a consumir o gás natural também nesse período.

Agora é a vez do Sudoeste. A região está recebendo o principal empreendimento da Bahiagás na sua história: o Gás Sudoeste. Trata-se do maior duto de distribuição do Nordeste e segundo maior do País, ligando os municípios de Ipiaú e Brumado, passando por Jequié, Maracás e outros 10 municípios da região.

As cidades de Feira de Santana e Lauro de Freitas também passam por um processo de expansão da rede urbana para ampliação do fornecimento aos segmentos comercial, residencial e automotivo. Estas e outras iniciativas significam importante fator de progresso e de atração de novos empreendimentos para o interior do estado.

Atualmente, a Bahiagás atende 21 municípios, fornecendo o energético para os segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial. Com a conclusão do projeto Gás Sudoeste, esse número vai saltar para 33 cidades consumindo o gás natural.

 

Municípios atendidos:

Salvador

Feira de Santana

Camaçari

Itabuna

Alagoinhas

Simões Filho

Candeias

Dias D'Ávila

Catu

Pojuca

Mucuri

Conceição do Jacuípe

Eunápolis

Lauro de Freitas

São Francisco do Conde

Amélia Rodrigues

Santo Amaro

São Sebastião do Passé

Ilhéus

Santo Antônio de Jesus

Cruz das Almas

 

Municípios Gás Sudoeste:

Itagibá

Iramaia

 

Aiquara

Barra da Estiva

 

Itagi

Contendas do Sincorá

 

Jequié

Tanhaçu

 

Lafaiete Coutinho

Aracatu

 

Maracás

Brumado